terça-feira, 24 de novembro de 2009





  • Arara-vermelha


A arara-vermelha é uma ave psitaciforme, nativa das florestas do Panamá a Santa Catarina, Paraguai e Argentina. A sua alimentação é baseada em sementes, frutas, coquinhos.
A arara-vermelha mede até 90 centímetros de comprimento e pesa até 1,5 quilo. Cada postura é composta por ovos de 5 centímetros, incubados por 29 dias.
O ninho dessa arara é feito em ocos de árvores, mas ela também se aproveita de buracos em paredes rochosas para colocar os ovos, os quais são chocados apenas pela fêmea, que fica no ninho. Quem cuida de garantir a alimentação tanto da fêmea como dos filhotes é o macho, que nessa espécie é fiel, mantendo a mesma companheira a vida inteira.
A arara-vermelha é uma das diversas espécies de araras existentes no Brasil. Pode ser encontrada principalmente na Amazônia e no Pantanal. Alimenta-se de frutas e sementes.
A arara-vermelha vive em grupos de alguns casais ou somente com o parceiro (e com o filhote quando há cria). Araras são animais monógamos, ou seja, ficam com o mesmo parceiro por toda vida. Na regra, um único filhote sobreviva a ninhada, e este vive com os país por alguns anos, antes de formar um casal. A arara-vermelha tem uma coloração característica, onde o vermelho predomina, mas há partes azuis e verdes. Tem um bico branco. Na natureza este animal está ameaçado de extinção. A arara-vermelha pode viver mais que 50 anos.

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Género: Ara
Espécie: A. chloropterus

Nenhum comentário:

Postar um comentário