terça-feira, 24 de novembro de 2009




  • Aracuã-do-pantanal

O Aracuã-do-Pantanal é uma espécie de ave da família Cracidae.
Os seus
habitats naturais são: florestas secas tropicais ou subtropicais e florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude.
O período reprodutivo vai de agosto a fevereiro. Os ninhos são feitos com galhos, cipós e folhas, em formato de plataforma. São postos de 2 a 3 ovos alaranjados ou de cor creme-escuro, chocados durante 28 dias. Um ou dois dias após o nascimento, os filhotes já voam, acompanhando os pais ou grupo pelas árvores. Para dormir, empoleiram-se ao lado de um adulto, que os protege com as asas entreabertas.
Mede 54 cm. E seu peso chega a 600 gr. Não há como negar: o som produzido pelo aracuã nas manhãs e tardes do Pantanal domina a paisagem. E o efeito é em cascata: um casal ou grupo começa a gritar e, em pouco tempo, outros começam a responder, em uníssono. O canto do macho é mais grave do que o da fêmea. Vive mais no alto das árvores, desce pouco no solo. E também são bastante territoriais. Aracuãs de outros grupos são frequentemente atacados, se bem que costumam também brigar entre si. Como galos, usam bicos, asas e pés nessas disputas. Chegam, inclusive, a freqüentar o terreiro das residências.

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Craciformes
Família: Cracidae
Género: OrtalisEspécie: O. canicollis

Nenhum comentário:

Postar um comentário